Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2017

Aula de sexta-feira

Nesta sexta-feira (29 de Setembro) não posso leccionar a aula prática, na medida em que estou na Faculdade no júri de uma prova académica (14-16h). Após as 16h poderei recebê-los no Departamento de Filosofia, se me quiserem falar sobre os vossos trabalhos ou outros assuntos.

Apresentação nº2

Para aceder à segunda apresentação teórica, clique AQUI . O ficheiro pdf tem 13MB.

Apresentação nº1

Para aceder à primeira apresentação teórica, clique AQUI . [ficheiro com 6,3 MB]

Ficha de estudante

Para aceder à ficha de estudante, clique AQUI .

Programa

Para aceder ao programa da disciplina, clique AQUI .

Objectivos

Este curso tem como seu objectivo principal analisar a natureza da obra de arte, mostrando os pontos de identidade e de diferença em relação ao conhecimento científico. Desde o fim do Romantismo, na Cultura Europeia, Ciência e Arte seguiram caminhos separados, implicando preocupações e metodologias diferentes. Mas, apesar desta separação, é possível surpreender zonas híbridas onde os caminhos se entrelaçam (metáfora; ficção; técnica; entre outras). Dar conta destes entrecruzamentos constitui o segundo objectivo deste curso.

Tópicos

1. O que é a filosofia da arte? 2. A arte como experiência estética. 3. A arte como mimesis. 4. A arte como expressão de emoções (clarificação e contágio). 5. A arte como forma significante. 6. A arte e as instituições culturais. 7. A arte e a história da arte. 8. A arte e a exemplificação simbólica. 9. A arte e os valores morais 10. A arte e a ideologia política 11. A arte e a ciência. 12. O que é a filosofia da ciência? 13. O conhecimento como o conjunto de crenças verdadeiras justificadas. 14. Paradigmas na história da arte e da ciência. 15. Zonas de cruzamento entre arte e ciência: metáfora, ficção, técnica, representação do mundo, entre outras. 16. A ficção científica: estudo de um género literário (Mary Shelley, H.G.Wells, Jules Verne). 17. Análise das seguintes narrativas de ficção científica: Metropolis (Fritz Lang); 2001: Space Odyssey (Kubrick); Solaris (Tarkovsky), Blade Runner (Ridley Scott), Minority Report (Spielberg), Incep...

Bibliografia

Samir Okasha. Philosophy of Science : a very short introduction . Oxford: OUP. 2016; David Seed. Science Fiction: a very short introduction . Oxford/New York: 2011; Carmo d’Orey (ed.). O que é a arte? (Lisboa: Dinalivro. 2007); Noël Carroll. Philosophy of Art (London/New York: Routledge. 1999)*; Noël Carroll. On Criticism . New York/London: Routledge. 2009; Nigel Warburton. the Art Question (New York: Routledge. 2003)* ; Arthur C. Danto. What art is (New Haven/London: Yale Univ. Press. 2013); Richard L. Anderson. Calliope’s Sisters. A Comparative Study of Philosophies of Art . Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. 1990. *existem traduções em português O livro de Nigel Warburton. the Art Question é de leitura obrigatória. Tradução portuguesa com o título: O que é a arte? Lisboa: Bizâncio. Cota da Biblioteca da FLUL:  7.01 WAR,N

Avaliação

A avaliação consiste na realização de: 1. ensaio (máximo 7 páginas - o ensaio pode ser substituído por outro teste), 20 de Dezembro; 2. teste escrito, 20 de Dezembro; 3. participação oral nas aulas; 4. entrevista final. Nota: o segundo teste, facultativo, que substitui a entrega do ensaio está marcado para o dia 5 de Janeiro.